SITE DA COMUNIDADE ESCOLAR
O projeto visa proporcionar mais contato com a natureza no âmbito escolar e conscientizar os alunos da importância de preservar o meio ambiente. Traz, também, uma melhor visão de onde vem os alimentos orgânicos e sua forma de cultivo, levando os discentes a realizarem atividades de sustentabilidade ecológica dentro e fora da grade extracurricular, além de: aproveitar um espaço inutilizado na escola revitalizando o ambiente.
Os objetivos centrais são os de conscientizar sobre a importância de uma vida sustentável; utilizar recursos plantados na horta para a merenda escolar; dar mais autonomia e responsabilidade aos alunos incentivando trabalho em equipe na preservação do espaço; instruir sobre necessidade de uma alimentação saudável e diferenciada; orientar o cultivo de seu próprio alimento; estimular realização de hortas comunitárias; e aumentar a biodiversidade na escola.
Além disso, a horta escolar oferece, na merenda escolar, maiores opções para vegetarianos, com alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos, além de colaborar com os Objetivos do Milênio Sustentável propostos pela ONU, como Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde Sustentável; Educação de Qualidade; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção responsáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Vida Terrestre.
Como ações necessárias se coloca: definir professores e parceiros responsáveis pelo projeto; organizar os alunos para atividades de sustentabilidade; reutilização de resíduos na escola; criação de composteira; produção de plano de plantio na horta no terreno baldio e região das quadras poliesportivas; realização do plantio na horta; divisão de tarefas voluntárias entre alunos para a manutenção da horta (cada dia um aluno será responsável pela irrigação e acompanhamento do desenvolvimento das plantas); colheita regular e esporádicas; criação e manejo de agrofloresta; confecção de um espaço para o cultivo de flores do cerrado; e plantio de flores em locais pré-definidos pela comunidade. A Horta foi construída há 20 anos, na época com apoio do Ministério da Educação e a Agrofloresta foi construída por voluntários, em 2021. Já a HORTA DE UM METRO QUADRADO, situada no jardim externo da escola, foi iniciativa de um grupo de alunos que disputou o 13º Circuito de Ciências do DF, em 2024, orientado pelos professores Piragibe e Leila Abreu, com assessoria do agricultor Juarez Martins, tendo sido vice-campeã desse Circuito em todo DF.
Responsável:
Para entrar no grupo do WhatsApp:
CLIQUE AQUI
AULAS
Terça e Quarta: 9h00 às 11h00
Quarta e Quinta: 14h00 às 16h00
CONTATOS
Responsável: Profa. Simone Nascimento
E-mail: simonesousanascimento@hotmail.com
No CEM Paulo Freire, funciona, desde 2014, o Projeto Meninas.comp, em convênio com a UnB, que fomenta a inclusão de meninas de escolas públicas do Distrito Federal por meio de iniciativas que estimulam esse público a ingressar em cursos ocupados majoritariamente por homens. O projeto foi idealizado por professoras do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília em 2010.
A principal atividade proposta é uma oficina motivacional a ser oferecida às meninas estudantes do ensino médio, tendo como objetivo divulgar as possibilidades de trabalho na área de Computação.
Mesmo sem conhecimento prévio de técnicas de programação, mas com o direcionamento dado por monitoras responsáveis, as meninas terão a oportunidade de experimentar atividades que sejam inerentes à atuação profissional.
Também é desenvolvido, no laboratório, ensino voltado para o ensino de lógica de programação e linguagem de programação Python. Este é um projeto pioneiro que começou no CEM Paulo Freire com a intenção de ser expandido para outras escolas públicas. Em 2022, o laboratório foi reformado e equipado com recursos de emenda parlamentar indicada pela da deputada distrital Jaqueline Silva. Noi início de 2025 o laboratório recebeu a doação de computadores do Programa Reciclotech, da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação do DF. As aulas são ministradas pelos professores Simone Nascimento e Carlos Jesus (ex-professor de matemática da escola, aposentado, e voluntário amigo da escola)
CONTATOS
Responsável: Profa. Simone Nascimento
E-mail: simonesousanascimento@hotmail.com
Página em construção...
Com jogos interclasses, é o principal evento esportivo anual do CEM Paulo Freire. A primeira edição foi realizada em 2012, ocasião em que a competição, centrada na área de Educação Física, entrou oficialmente para o calendário anual da escola e contou com ampla participação de professores de outras áreas, da Gestão e de outros segmentos escolares. Até 2025, foram disputadas as seguintes modalidades: Futsal Masculino, Futsal Feminino, Tênis de Mesa, Queimada, Vôlei e Xadrez.
No ano letivo de 2020, devido à pandemia, a COPA FREIRE foi realizada on-line, com a realização do Show do “Freirão”, onde equipes de alunos responderam a diversas perguntas formuladas pelos professores; torneios de xadrez; e torneio de outros jogos digitais.
No ensino presencial, as atividades do torneio são realizadas ao longo de uma semana inteira e envolvem os turnos matutino e vespertino. Por desenvolver variadas competências e habilidades das áreas de Códigos e Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, boa parcela dos professores atribui em suas disciplinas nota aos alunos participantes.
Para fortalecer e consolidar o evento, a gestão vem se esforçando a cada edição, para aperfeiçoar os trabalhos, com melhorias nas quadras de esportes; melhor divulgação; maior participação da comunidade escolar; incremento de recursos para a aquisição de materiais; e ampliação do número de modalidades.
Espera-se que esse evento esportivo sempre promova o esporte como prática social, contribua para uma maior valorização do ambiente escolar, desenvolva o respeito mútuo entre seus membros, fortaleça a concepção de mundo solidário, incentive as pessoas a verem o esporte como um meio de melhorar a qualidade de vida e relacione a prática da Educação Física ao lazer.
A Rádio Escola foi criada em 2019, funciona nas dependências do CEM Paulo Freire, e vai ao ar nos intervalos diários do turno da manhã e tarde, com a participação dos alunos e de outros membros da comunidade escolar, em todas as etapas de criação e execução.
Ela cria um espaço informal de ensino, estimulando as reflexões e as discussões envolvendo temas transversais, valorizando a relação construtiva e participativa entre professores, alunos e demais membros da comunidade escolar.
Este projeto é coordenado pelo Professor e Músico Moacir Franco e tem como objetivos a participação dos estudantes na construção e transmissão da programação de rádio, desenvolvendo a expressão oral e escrita utilizando-se de novas linguagens e novas tecnologias.
Assim, desperta no estudante a criticidade e o posicionamento diante da informação e estimula a busca do conhecimento, autonomia, liderança e demais competências necessárias à cidadania, transformando os alunos de usuários passivos da mídia, a cidadãos sujeitos que se apropriam da informação;
A Rádio Escola serve também como atividade de apoio aos eventos da escola e reforço a algumas disciplinas, como: Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, Geografia, História, Biologia, Educação Física, Sociologia, Filosofia, Química, Física, Espanhol e Inglês.
Organização dos grupos de trabalho e distribuição de tarefas, Estabelecimento de prazos e horários de funcionamento da rádio; Orientação das atividades, seleção de temas e equipe operadora da emissora; Visitação a uma emissora de rádio local e participação eventual em alguns programas da rádio escola; Seleção do material que irá ao ar; Revisão e correção do que será divulgado na rádio
INSTAGRAM: Siga o nosso perfil CLIQUE AQUI
Responsável:
O CEM Paulo Freire proporciona uma Iniciação Cientifica aos estudantes, com a oportunidade de exercitarem a prática científica em espaço físico de uma Sala de Laboratório de Biologia, nos padrões adequados. Tal prática faz com que o aprendizado de ciências da natureza e de biologia não se limitem somente aos conteúdos programáticos teóricos, ministrados em sala de aula.
O aluno que tiver condições de usufruir de aulas práticas, técnicas eletrônicas e acesso à internet obtém êxito em seus estudos e em sua futura carreira profissional. Ao utilizar tais ferramentas de estudo se eleva o nível de aprendizagem e memorização, e se estimula o interesse no desenvolvimento de projetos na área de ciência experimental.
Além disso, com o uso deste laboratório, é possível contribuir para a consciência e prática da defesa do meio ambiente, para a formação de profissionais auxiliares de laboratório, e para a geração de renda, através da oferta de oficinas de produção de sabão com óleo de cozinha usado e de papel reciclado.
O trabalho é baseado em técnicas de prática experimental de laboratório, que incluem o uso de: microscópios; balanças; vidrarias; conservação de animais e plantas em álcool 70% e/ou formol; herborização de estruturas vegetais; dissecação de vegetais e órgãos animais; produção e exames de lâminas; montagem de experimentos sobre respiração, fermentação; clonagem; isolamento de DNA; reconhecimento de tecidos e de grupos sanguíneos; reciclagem; e outros. O Lab Bio recebe anualmente, desde 2019, recursos financeiros para sua manutenção, de emenda parlamentar indicada pela deputada distrital Jaqueline Silva
Responsável:
Descreveremos aqui o projeto e como participar.
Página em construção...
Responsável: